No plano horizontal unívoco, a cor plúmbea da pedra britada
do rechão procura estender-se ao lençol nuvioso. A rocha recorda
ao gás o desvalor de seu matiz na ausência da géa, pois cinza é o
marfim na penumbra e em negro se desfaz, na escuridão.

A densa neblina prolonga a lhanura e alcança os outeiros
revestidos de caliginosa mata, macias corcovas, virgens pomas
emergentes do Lúmen, além do vale encoberto. Raras moradias
dos privilegiados habitantes da Serra da Rítua pontilham, com
suas faces caiadas, as encostas dos dois contrafortes laterais
do recanto, florestado e fértil. Nenhum monte se eleva, dominando
o sobranceiro patamar onde os Atlantes construíram seus lares,
senão o suficiente para formar a bacia litórea de brumas: taça
magnífica, onde Géo brinda os Enks com
vaporosos vinhos de névoa.

A superfície do manto de cerração é uniforme e nítida, igual à das
mais serenas líquas. Insensível ao ciúme da ínvida brita, o fluido
adiáfano vibra, argênteo na sombra, e reflete o géon ambiente.
O golfo tranqüilo possui indolentes ondas; e estas devagar divagam,
graduando tons glaciais em cinéreas nuanças. Intocada pelos raios
de Rá, a nevoaça intransitivamente não esgazeia no ar, nem sua
brancura umbrosa ofusca os írios; lânguida, pacífica, insinua
profecias nefelomânticas e atrai os passos de Sérias.

Traje monacal preto; capuz abaixado; longos cabelos escuros,
anelados na suave brisa da alvorada; Sérias caminha coa Etérila
de Soládio e sai para a varanda, desenvolvendo a ininterrupta
melodia. Os dedos ágeis percorrem o cabo do instrumento,
dedilham fácil passagens difíceis; e o som brota,
sementando polifônicas notas.

Desperto, Clausar vai à porta e observa o irmão, acolá.

Sérias prossegue, desce os degraus para o gieno plano e avança
com a Etérila té a orla da chapada, onde começa o cálice de fumo
níveo. Altíssimo, o céu límpido; azul-de-aço na linha do horizonte,
safira de permeio e violeta negrejante no zênite; é cósmica janela
aberta. O brilho intenso de Beldifer remanesce aceso e vibra
no firmamento, desafiando o poder da íria laranja.

O quadro acama-se, qual planeta observado do espaço exterior;
pois tudo, na perspectiva, está embaixo, inclusive os estratos.

Clausar boquiabre-se, mudo, inerte, extático... Sim! Recortado no
índigo celeste, áurea ressonância nas mãos, o vulto negro do
instrumentista agiganta-se na paisagem, achatada a seus pés.
Sérias não mergulha no nevoeiro, não acompanha o declive
final do platô: passo a passo, na cadência da rítua, atinge a margem
etérea e, nubívago, anda sobre o plácido oceano branco. No
mesmo estato, os topes das ondas frisam-se de soládio ígneo,
tocados pelo géon de Rá! Aquecidas, as fumaças das cristas
excitam-se, lançam-se no anil em filigranas auribrancas e
evolam-se, desfeitas no ar, ao alcançarem a altura da Etérila.

A rítua jorra; como se os maiores músicos todos, de todas as
melhores orquestras de então e de outrônada; todos os mais
perfeitos sistemas de amplificação e todas as mais poderosas
etérilas de tubos das mais suntuosas catedrais estivessem
submersos na extensão brumal e tocassem juntos naquele vale,
o mais amplo poço da orquestra do mais portentoso teatro de Géa.
A gama de freqüências ultrapassa o espectro eriável, dos tons
mais graves aos mais agudos; e a intensidade não causa estridor
nem dor: o som conserva-se claro e majestoso,
com reserva ilimitada de potência.

Sérias caminha no próprio alvorecer de Rá! O áudio da Etérila de
Soládio o mantém flutuando; a tristeza não o deixa cair, pois alcança
Géo; e no Universo não cabe outra desgraça; jamais, em meio à Beleza.
O pesar de Sérias é infinito, e as lágrimas rolam-lhe da face.

Na foto, meu irmão Sérgio, representando o papel de Sérias. Todas as fotos de Sérgio, sua esposa
Lourdes e das diversas pessoas do mundo chamado "real" que neste site e em meus livros representam
quaisquer papéis de personagens fictícias me foram autorizadas formalmente por
elas próprias ou seus responsáveis (quando menores de idade). - CCDB

Fotos de CCDB, Dalgiza e RDB se acham nas ilustrações deste site
e na página Galeria de fotos da família CCDB, Dalgiza e RDB.

O texto acima, em verde, é parte do capítulo "Sérias", um dos meus mais bem escritos, que dediquei
com amor sincero e esmerado trabalho a meu irmão Sérgio Dias Baptista. Sérgio, infelizmente,
não o quis ler, dizendo-me que o achou difícil... o que entendo fácil...
- CCDB

Mais sobre a Guitarra de Ouro Regvlvs Raphael

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Sobre fendas ou fissuras no continuum, velocidade igual ou superior à do géon (luz), Newton e Einstein.

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Lista geral de personagens dos livros de minha autoria (PDF 640KB). - CCDB

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Detalhes sobre os novos semblantes de Rá, de Talia e de Ky,
criados para Geínha, com informações sobre como os produzi,
você verá nas ilustrações do Livro Nono de Geínha e nas páginas:

Novo Rá

Nova Talia

Novíssima Talia

Talia expressiva

Ky: amo perdidamente minhas personagens


Opinião do cineasta hollywoodiano Jeff McCarty sobre as minhas ilustrações em geral

Opinião do cineasta Jeff McCarty sobre a página "Ky: amo perdidamente minhas personagens"

Opinião do cineasta Jeff McCarty sobre as ilustrações do Livro Onze de Geínha

Opinião de Sergio Sacco sobre as ilustrações de Géa e Geínha com resposta minha esclarecedora sobre tais ilustrações

Nota de CCDB: ver qualificações de Sergio Sacco na página "Melhor que o resto do site?"

Opinião de Rossano Vicêncio (Galáctico da Luz) sobre as ilustrações de Geínha com resposta minha esclarecedora sobre tais ilustrações

Opinião de Idavan Ricciardi sobre minhas ilustrações e sugestão sua sobre publicação de meus livros em quadrinhos

Nota de CCDB: Idavan Ricciardi é Coronel Médico da Aeronáutica R/R e, na vida civil, médico com título de especialista em ginecologia e obstetrícia pela Associação Médica Brasileira, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e diplomado pela ESG (Escola Superior de Guerra) no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia.

Opinião de Júlio C. Martins sobre as minhas ilustrações

Nota de CCDB: Júlio C. Martins é Professor da UFES (no curso de Comunicação Social) de Produção de áudio e pesquisador em comunicação e semiótica na linha acústica e percepção sonora. Mestrado em comunicação e semiótica na PUC/SP

Opinião do Professor Alysson Junior (Cowboy Alysson Jr.)

 


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