Eis a NOVÍSSIMA TALIA com novos olhos, nariz integrado à face, CABELOS, SOBRANCELHAS e CÍLIOS "de verdade"! - e agora também uma nova pele, mais translúcida; com sardas, pintas, rubor e jovem rugosidade! Uma boca que se abre e tem expressão!

Para entendê-la perfeitamente, é necessário saber que os "bonecos" da imensa maioria das minhas ilustrações (e todos os desta página) são entidades de computação gráfica produzidas por mim em terceira dimensão, feito as que os programas 3D Studio ® ou Maya ® soem gerar, cujas imagens em seus ambientes tridimensionais não admitem retoques (como aqueles que se fazem com o Photoshop ® em fotografias e desenhos bidimensionais), caso as queiramos aptas (e aqui o são) para criarem-se animações. Os recursos de retoque nos próprios bonecos é muito limitado nos aplicativos de desenho em 3-D. Retoques de alta qualidade só seriam possíveis fotograma a fotograma (quadro a quadro, frame a frame); e isso, no meu caso de escritor que ilustra as próprias obras, só não é subterfúgio (o que abomino) quando uma imagem necessita de especialíssima atenção e apenas a posso completar com o uso de retoques posteriores à renderização, para alcançar o objetivo artístico almejado. As ilustrações de Talia, nesta página, estão livres de quaisquer retoques: são puras entidades tridimensionais. Todos os efeitos nasceram de sua forma, do seu "material", da "pintura" direta nesse material e da iluminação.

Fora a penúltima imagem, que aqui aparece em tamanho natural e não tem link, todas as ilustrações de Talia, nesta página, têm originalmente 908 x 1304 pixels e estão com o tamanho de apresentação reduzido para 454 x 652 (mas não a resolução), para facilitar a comparação entre si e com a imagem da antiga Talia, visível na página Nova Talia.

Se você clicar sobre qualquer figura de Talia, que é um link, seu browser a abrirá com o formato JPG e lhe permitirá vê-la no tamanho natural ou ajustada ao da tela de seu monitor.

Se o seu browser for o Windows Internet Explorer, você verá um botão com setas no canto inferior direito da imagem, que lhe permitirá escolher esse tamanho.

Eis a NOVA TALIA (ora já um tanto antiga...), com novos olhos e nariz integrado à face, mas ANTES de ganhar cabelos, sobrancelhas e cílios "de verdade"

E aqui, abaixo, está a NOVÍSSIMA TALIA, com os cabelos, as sobrancelhas e os cílios "de verdade"!

A imagem de Talia, logo acima, não recebeu qualquer iluminação especial nem está sobre um fundo elaborado, como aparece nas ilustrações da metade do Livro Oitavo de Geínha em diante. A confecção dos novos "bonecos" dotados de cabelos e outros requintes é o motivo de eu ter demorado mais para apresentar as ilustrações do Livro Oitavo de Geínha neste site.

Sei que os fios de cabelo, as sobrancelhas e os cílios, na ilustração logo acima, exibem espessuras muito superiores às que teriam na natureza. Isso se deve à limitação do meu atual computador (o novo, Pentium D), que não conseguiria colocar a quantidade real de fios de cabelos (uns cem a cento e cinqüenta mil) sem entrar pesado na memória virtual (o disco rígido fazendo vagarosamente o papel de RAM), impossibilitando, com sua lentidão, o meu trabalho. Só aumentando o número de fios eu poderia afiná-los; caso contrário, veríamos demasiado couro cabeludo entre eles. Com fios mais grossos, como aqui, posso reduzir sua quantidade e ainda apresentar imagem aceitável - superior àquela onde inexistiam cabelos. E mesmo que eu pudesse colocar os cem mil ou mais cabelos (na ilustração acima utilizo menos de um terço disso), surgiria forte "aliasing" (serrilhado) em cada fio muito fino, a não ser que eu empregasse resoluções inda maiores que a atual, já de 908 x 1304 pixels.

Mais detalhes sobre esse motivo e o equipamento que utilizo no desenho de minhas personagens, leia na página Novo Rá.

Logo abaixo você vê Talia como se apresenta numa das "viewports" do programa de desenho em 3D onde crio todos os meus "bonecos". Trabalhei neste desenho mais de vinte e quatro horas direto, sem dormir, "só" para dar nova boca e aperfeiçoar o nariz de Talia.

Sob este texto, à esquerda (ou em cima) está Talia, com nova boca e nariz aperfeiçoado. É assim que ela aparece desde a figura 35 do Livro Oitavo de Geínha em diante. Porém sua pele ainda se mostra muito artificial, homogênea demais, lembrando um objeto de plástico ou maquiagem pesada.

À direita (ou abaixo) eis Talia com nova pele, cujo material ("shellac") possui duas camadas; a superior, semitransparente; e a inferior, que reflete a luz - como acontece coa derma natural humana.

Na camada de baixo, estão agora suaves sardas; e na face há pintas com beiras translúcidas, que formam o Cruzeiro do Sul, indicando a origem da menina.

Não se esqueça: a imagem à direita (ou abaixo) é também um link, que a apresenta em página separada, onde você a poderá ver em tamanho ampliado, se utilizar o botão com setas eferentes que surge no canto inferior direito da imagem quando ali se passa o mouse. Quando a imagem estiver ampliada, o botão terá setas aferentes e a retornará ao tamanho que caiba na tela do seu computador .

Vale a pena ver Talia assim, para comparar a pele antiga coa nova. Nas ilustrações, dentro do ambiente virtual (com outros "bonecos", objetos, fundo, iluminação especial e o efeito "final gather"), Talia de pele nova aparecerá inda mais convincente.

E que tal agora Talia (embaixo) com o rubor da vida nas faces (criado por meio do dispositivo "Vertex Paint" no próprio "material" do programa de computação gráfica) e (criada no mesmo programa com o efeito "bump") a suave rugosidade natural na pele?

Com essa aparência Talia será mostrada, do Livro Nono de Geínha em diante!

E por último (abaixo), Talia ora surde com a boca aberta e a expressão de surpresa - a surpresa de poder expressar-se assim...

E o mais delicioso e saudoso dos trabalhos nunca jamais terminará...

- CCDB 20-05-2007


Veja a origem da nova Talia na página onde apresento a nova Ky!

Veja a NOVA TALIA, logo antes de ganhar cabelos, sobrancelhas e cílios "de verdade", mas já com novos olhos, clicando AQUI!


Veja algumas das expressões faciais da NOVÍSSIMA TALIA, clicando AQUI!


Veja também o NOVO RÁ, com doze espectros (anos) de idade, comparado com o antigo Rá, nessa mesma idade, clicando AQUI!


Veja o CABELO ESPETACULAR de Terúlia, NESTA ilustração!!!


Opinião do cineasta hollywoodiano Jeff McCarty sobre as minhas ilustrações em geral

Opinião do cineasta hollywoodiano Jeff McCarty sobre estas páginas

Opinião do cineasta Jeff McCarty sobre as ilustrações do Livro Onze de Geínha

Opinião de Sergio Sacco sobre as ilustrações de Géa e Geínha com resposta minha esclarecedora sobre tais ilustrações

Nota de CCDB: ver qualificações de Sergio Sacco na página "Melhor que o resto do site?"

Opinião de Rossano Vicêncio (Galáctico da Luz) sobre as ilustrações de Geínha com resposta minha esclarecedora sobre tais ilustrações

Opinião de Idavan Ricciardi sobre minhas ilustrações e sugestão sua sobre publicação de meus livros em quadrinhos

Nota de CCDB: Idavan Ricciardi é Coronel Médico da Aeronáutica R/R e, na vida civil, médico com título de especialista em ginecologia e obstetrícia pela Associação Médica Brasileira, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e diplomado pela ESG (Escola Superior de Guerra) no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia.

Opinião de Júlio C. Martins sobre as minhas ilustrações

Nota de CCDB: Júlio C. Martins é Professor da UFES (no curso de Comunicação Social) de Produção de áudio e pesquisador em comunicação e semiótica na linha acústica e percepção sonora. Mestrado em comunicação e semiótica na PUC/SP

Opinião do Professor Alysson Junior (Cowboy Alysson Jr.)


Ver ilustrações de Géa e de Geínha

Voltar à Página Principal


Esta vem sendo uma das páginas mais visitadas deste site. Portanto, e diferentemente de na maioria das outras páginas de ilustrações, acrescentei a ela (abaixo) links para diversas outras de nossas páginas interessantíssimas e também muito visitadas, de modo a facilitar sua descoberta aos novos Visitantes.

Para o acesso a todas as páginas, entre na página principal.

- CCDB 03-02-2008
- CCDB 19-10-2010
- CCDB 09-08-2012


 

 


Por que utilizo os serviços do Google?