COMO LER GÉA EM LIVROS IMPRESSOS


Esta página, uma das mais antigas deste site (mas atualizada em 18-06-2007 e reatualizada em 27-03-2008), é cópia de um folheto virtual produzido pelo autor de Géa, Cláudio César Dias Baptista - CCDB, em Portable Document Format (PDF), que foi enviado em 2004 a alguns editores interessados em publicar a obra em mídia eletrônica, publicação essa que ainda está entre as que CCDB gostaria de ver realizada. Assim, quando no texto abaixo houver menção a "página tal deste pequeno guia" ou algo similar, tais páginas inexistem cá no site, pois ora o texto resume-se numa só página: esta.

A obra-prima literária Géa, que com meus outros livros ofereço neste site aos editores de todas as mídias para contratarmos a publicação, não foi escrita com o intuito de ser lida em arquivos PDF. Géa foi feita para ler-se em livros impressos. Idem Geínha, o livro chamado )que( e o livro técnico CCDB - Gravação Profissional, este em co-autoria com Rafael Borges Dias Baptista - RDB, filho de CCDB. O livro We, Mutantes não se acha, por ora, ofertado aos editores para publicação.

COMO LER GÉA EM LIVROS IMPRESSOS

Antes de iniciar a leitura do texto de Géa, no Livro Primeiro, é fortemente recomendado ler, no Livro Treze, as páginas iniciais do Glossário Geóctone (até começarem os verbetes) e, em seguida, inda no Livro Treze, as páginas iniciais do Rarefeito Dicionário de Palavras Raras (idem). Essas páginas iniciais estão também presentes neste site, para sua comodidade, e podem ser lidas nesta Amostra do Livro Treze (PDF 68KB). Devem-se ler depois as páginas 2 e 3 do Livro Primeiro. Só então se inicia a leitura do texto, no Livro Primeiro.

Geínha e os outros livros supramencionados não possuem dicionários.

De maneira diferente dos dicionários convencionais; tanto no Glossário Geóctone quanto no Rarefeito Dicionário de Palavras Raras, as palavras (verbetes) aparecem nas mesmas flexões como surgem no texto dos livros. Por exemplo: o vocábulo “rotrônilas” é lido no Glossário Geóctone no plural; não, no singular, feito num dicionário convencional. Por igual motivo, os verbos não se acham no infinitivo; sim, nas flexões vistas no texto.

O Glossário Geóctone contém as palavras das línguas de outros planetas e os não-viciosos neologismos (palavras novas, do autor). Nenhuma dessas palavras está, portanto, nos dicionários comuns. O Rarefeito Dicionário de Palavras Raras contém as principais palavras da língua portuguesa presentes nos livros de Géa. O Livro Treze evita, assim, o manuseio de três livros: o do texto, o Glossário Geóctone e um dicionário qualquer.

O Glossário Geóctone começa na página 2883 (Livro Treze); o Rarefeito Dicionário de Palavras Raras, na página 3017.

Para facilitar o manuseio do Livro Treze, os cabeçalhos das páginas com verbetes mostram os inícios da primeira e da última palavra de cada página em caracteres bem grandes. Os do Glossário Geóctone estão em caracteres normais; os do Dicionário, em itálico.

É ótimo ler Géa a dois! Um lê os livros de texto, com a história e as personagens; o outro consulta o Livro Treze! Depois revezam!

Para quem esteja pensando em "dificuldade" ao ler esta página...

E para quem goste de "facilidade"...

Cláudio César Dias Baptista - CCDB


COMO LER GÉA NO ADOBE ACROBAT READER


Voltar a "Para saber mais sobre Géa"