A obra-prima literária Géa, que com meus outros livros ofereço neste site aos editores de todas as mídias para contratarmos a publicação, não foi escrita com o intuito de ser lida em arquivos PDF. Géa foi feita para ler-se em livros impressos. Idem Geínha, o livro chamado )que( e o livro técnico CCDB - Gravação Profissional, este em co-autoria com Rafael Borges Dias Baptista - RDB, filho de CCDB. O livro We, Mutantes não se acha, por ora, ofertado aos editores para publicação.
COMO LER GÉA NO ADOBE ACROBAT READER ®
Isso não impede o lançamento de Géa (e os mais livros supracitados) em várias outras mídias, além de no papel. Uma delas é o formato de Géa em PDF, para ser lida no Adobe Acrobat Reader, VERSÃO 5.0.5 ou superior, que o autor tem para fornecer aos editores, seja para a publicação nessa mídia, seja para servir de base à impressão de livros convencionais em papel.
Assim, quando tal publicação ocorrer, poder-se-á adquirir Géa para ser lida em livro eletrônico, num aparelho chamado e-book ou no computador, baixando, via Internet, da editora que vier a publicá-la, os arquivos PDF correspondentes aos doze livros de texto e ao décimo terceiro livro (o dicionário exclusivo da obra). O ideal seria o Leitor, a Leitora, imprimir esses arquivos para lê-los em papel.
Até o presente momento, Géa não foi lançada em versão multimídia (por exemplo, em CDs ou DVDs), onde existiriam “links” entre as palavras dos doze livros de texto e os verbetes do Livro Treze (o dicionário). Esses links facilitariam muito a leitura no computador, bastando clicar o mouse sobre uma palavra num dos doze livros de texto, ou mesmo no Livro Treze, para surgir na tela o verbete correspondente, ou o Livro Treze aberto nesse verbete.
Muito melhor que tais links (os quais tornariam pesados os arquivos PDF dos livros) seria que o Livro Treze fosse transformado por técnicos da editora em um programa ativo, como por exemplo o Dicionário Aurélio Eletrônico ®, que pudesse ler qualquer palavra em qualquer texto (e não apenas dos livros eletrônicos da obra), e apresentasse o respectivo verbete.
Géa seria fornecida em arquivos PDF apenas para permitir ao Leitor, ou Leitora, o acesso à obra, enquanto não a adquire na versão impressa em papel (a recomendada, quando for publicada assim) ou se não achar econômico imprimi-la em sua impressora a partir dos arquivos PDF, o que será permitido apenas para uma cópia de uso pessoal.
Assim, Géa em PDF (e os outros livros de CCDB e RDB), tal como o autor pode fornecer ao editor hoje (ou a jornalistas, literatos e outros profissionais ligados ao ramo, para sua análise e emissão de opiniões especializadas), não se trata de trabalho feito à pressa, no qual o autor não se teria preocupado com a facilidade de acesso aos verbetes do Livro Treze; sim, apenas, o meio mais barato e rápido de atingir maior número de Leitores, inclusive para divulgar a obra.
Antes de prosseguir e saber tudo sobre como ler Géa em arquivos PDF no Acrobat Reader, convém ler o título seguinte, sobre a leitura de Géa em livros impressos.
COMO LER GÉA EM LIVROS IMPRESSOS
CONTINUANDO A LER GÉA NO ACROBAT READER - a complexidade destas instruções não é uma dificuldade inerente aos livros de Géa; sim, apenas, ao próprio Adobe Acrobat Reader. Todas as instruções de uso, neste subtítulo, ensinam a utilizar o Reader de modo a aproveitar melhor e rapidificar a leitura dos livros eletrônicos CCDB - RDB. Quem saiba usar o Reader com perfeição, ou quem não saiba mas tiver pressa... pode ir lendo tais livros e aprendendo por experiência de uso, como faz a maioria das pessoas.
Sabendo-se agora o motivo da existência e o uso do Livro Treze, eis como ler Géa (ou os outros livros de CCDB - RDB) no Acrobat Reader.
Tendo-se instalada no computador a versão 5.0.5 ou superior do Adobe Acrobat Reader, basta dar duplo clique sobre o arquivo PDF de um dos treze livros de Géa (no Windows Explorer), e esse livro de Géa aparecerá, já se abrindo no Acrobat Reader.
Se as páginas demorarem a se regenerar na tela, devido a um computador lento, pode-se usar o menu: “Editar, preferências, exibir” e desticar “suavizar texto”. Isso rapidificará o surgimento das páginas na tela, porém as letras sairão menos arredondadas. Algumas pessoas preferirão esse modo de leitura, por acharem um tanto fora de foco as letras suavizadas. Desticar “suavizar texto” traz o inconveniente de não aparecerem em negrito as palavras iniciais dos verbetes no Livro Treze, quando suas páginas forem mostradas inteiras, por causa do tamanho diminuto dos caracteres. Isso depende também do monitor, da placa de vídeo, da configuração e tal, de seu computador.
Aberto um dos livros de Géa no Acrobat Reader (por exemplo, o Livro Primeiro, onde começa o texto com a história das personagens); se já assim não vier, pode-se maximizá-lo (botão do meio no canto superior direito da janela desse livro).
Maximizada a janela do livro de texto do exemplo acima, pode-se usar a opção do menu: “Visualizar > ajustar à janela” (ou um dos vários shortcuts de teclado; no caso, "control + 0"), para ser vista a página inteira em sua janela. Conforme o monitor, isso permitirá ou não a leitura fácil do texto. Se a leitura for difícil, o texto poderá ser aproximado, usando-se uma das várias ferramentas do Reader. Por agora, suponha-se a página inteira na janela.
Abre-se então o Livro Treze, sem fechar o livro de texto (Livro Primeiro, no exemplo atual). Aparecerá a janela maximizada do Livro Treze, e sumirá a janela do livro de texto, a qual estará, porém, escondida “atrás” da janela do Livro Treze.
Se já não aparecer assim, pode-se usar a opção do menu: “Visualizar > ajustar à janela”, para ser vista a página inteira do Livro Treze em sua janela.
Pode-se usar agora a opção do menu: “Janela > lado a lado > verticalmente”. O livro aberto em segundo lugar (no exemplo atual, é o Livro Treze) aparecerá na janela vertical da esquerda; o livro aberto em primeiro lugar, na da direita. Em ambas as janelas, as páginas desses livros estarão ocupando a maior parte das respectivas janelas e aparecendo inteiras.
Caso a janela com o livro de texto (no exemplo atual, Livro Primeiro) for suficientemente grande na tela do computador e a resolução da imagem permitir, pode-se começar a leitura de Géa; não, sem antes seguir as recomendações da página um deste pequeno guia, sobre ler primeiro as páginas iniciais do Glossário Geóctone e do Rarefeito Dicionário de Palavras Raras, bem como as páginas 2 e 3 do Livro Primeiro.
Quando se desejar saber a acepção, o significado, duma palavra do livro de texto (Livro Primeiro, no exemplo atual), e se percebermos ser essa palavra pertencente à língua portuguesa, devemos procurá-la, na mesma flexão como aparece no texto, por ordem alfabética, no Rarefeito Dicionário de Palavras Raras (Livro Treze), o qual começa na página 3017. Se percebermos ser essa palavra de uma língua desconhecida, ou um neologismo (palavra inventada pelo autor), devemos procurá-la no Glossário Geóctone, o qual começa na página 2883.
Se clicarmos o cursor do mouse na janela do Livro Treze e então clicarmos sobre o ícone “binóculo” da barra de ícones ou ferramentas do Acrobat Reader e teclearmos na caixa de diálogo recém-aberta a palavra na flexão como aparece no livro de texto, essa palavra será procurada pelo Reader ao apertarmos o botão “Localizar”. Sói acontecer, contudo, de essa palavra estar no texto do Livro Treze antes de aparecer no seu respectivo verbete. Se isso ocorrer várias vezes, a procura, por meio de tal método, demorará.
Para evitar tal demora, e se não tivermos este guia à mão (...), podemos abrir o Livro Treze na página 2876, onde está a parte do Sumário relativa ao Livro Treze, e localizar a página inicial do Glossário Geóctone (2883), conforme a palavra pareça ser alienígena ou neologismo, ou localizar a página inicial do Rarefeito Dicionário de Palavras Raras (3017), se a palavra for da língua portuguesa.
Para abrirmos uma página qualquer do Livro Treze (ou de um dos livros de texto) devemos clicar o mouse na janela desse livro e teclar "control + número da página" (não tecleie o símbolo +). Escreve-se o número da página desejada na caixa de diálogo e comprime-se o botão. A página aparece na janela do livro em uso.
Depois de estarmos na página inicial do Glossário Geóctone ou do Rarefeito Dicionário de Palavras Raras, bastará rolar a barra da direita da janela do Livro Treze até achar, pelo cabeçalho das páginas, em letras grandes e bem legíveis, os começos da primeira e da última palavra (verbete) da página onde, pela ordem alfabética, supostamente esteja contida a palavra procurada, na flexão como aparece no texto.
Se a página do Livro Treze estiver inteira em sua janela, cada clique do mouse na área cinzenta da barra de rolagem à direita dessa janela avançará uma página.
Se o tamanho da tela ou a resolução da imagem de seu monitor não permitir a leitura fácil do texto do livro (Livro Primeiro, no exemplo atual), poder-se-á comandar no menu: “Visualizar > ajustar à área visível”. Realizado isso, os cliques do mouse na barra de rolagem do livro de texto (ou do Livro Treze, se o fizermos em sua janela dele) já não mudarão uma página por vez, porém as pequenas setas no rodapé (ou na barra de ícones sob o menu) continuarão a trocar página por página a cada clique.
É importante manter o cabeçalho das páginas do Livro Treze sempre visível, a cada clique, para facilitar a rolagem até a página onde estará o verbete desejado.
Se, com a divisão da tela em duas janelas verticais, e mesmo com a opção “ajustar à área visível”, o tamanho da tela ou a resolução da imagem de seu computador não permitir a leitura fácil do texto ou dos verbetes (os quais foram escritos em caracteres menores, para não superdimensionar o Livro Treze), poderá abrir as janelas doutra maneira: horizontalmente, uma sobre a outra, coa opção do menu: “Janela > lado a lado > Horizontalmente”, e, em cada janela (a do Livro Treze e a do livro de texto), usar a opção do menu: “Visualizar > ajustar à área visível”, caso ainda não a tenha acionado. As instruções de busca de palavras são as mesmas já dadas aqui.
Se o Livro Treze for aberto em primeiro lugar; ao usar-se a opção de janelas horizontais, ele aparecerá na janela superior; caso contrário, na inferior. Pode-se diminuir a janela do Livro Treze para só lhe serem vistos os cabeçalhos das páginas a rolarem, e aumentar a janela do livro de texto, para ver mais deste último.
A opção de usar as janelas do Livro Treze e do livro de texto (Livro Primeiro, no exemplo atual) em cascata (achável no menu, sob “Janela”) pode ser também útil, pois dá mais visão da página de cada livro.
A opção com ambas as janelas maximizadas dá inda mais visão dos textos, e pode-se trocar de janela pelo menu: “Janela, 1, 2 (e 3, se este guia estiver aberto, na versão PDF)”, onde estão os nomes dos arquivos abertos (no exemplo atual, o Livro Primeiro e o Livro Treze).
Convém sempre lembrar: se a página do Livro Treze etaut (meu neologismo para “e/ou”) do livro de texto (no exemplo atual, Livro Primeiro) não estiver aparecendo inteira na tela, devem-se usar as pequenas setas do rodapé ou da barra de ícones, as quais trocam sempre de página; e, não, clicar as regiões cinzentas das barras de rolagem verticais, as quais só trocam de página a cada clique quando as páginas estiverem inteiras na tela - tal como acontece coas teclas “Page Up” e “Page Down” (no teclado físico).
Não custa repetir! A obra-prima Géa não foi feita para ser lida em arquivos PDF.
Este pequeno guia mostra, simplesmente por existir, como seria desejável e melhor (em comparação coa leitura no Acrobat Reader) um sistema especial dotado de links, no qual a palavra procurada abriria com um simples clique o respectivo verbete no Livro Treze.
Mesmo assim, na falta dos livros impressos ou de uma versão multimídia com tais links, os arquivos PDF e o Adobe Acrobat Reader poderão ser o portal para a mais estupenda das viagens, se a Leitora, o Leitor, tiver paciência e abrir esses arquivos com a devida Paz e Força Interior.
Cláudio César Dias Baptista - CCDB.