Ky para Proust

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Proust
(Música para o balé Proust: Terceira Sinfonia em Dó Menor, de Camille Saint-Saëns, Primeira Parte)


Música de Camille Saint-Saëns, arranjo e gravação de CCDB

PROUST, ARRANJO DE CCDB WAV
(198MB) qualidade máxima

Baixe primeiro para depois ouvir. Conforme o browser isso se faz com o botão direito do mouse.

ARRANJO
Fiz de ouvido o arranjo de Proust, sem utilizar partituras, num único programa de computador, sozinho... e sem dinheiro. A minha versão de Proust é um convite aos músicos de mais recursos para comporem arranjos e temas para a obra Géa ou para qualquer personagem ou passagem nela descritos.

GRAVAÇÃO
Monitorei Proust no Sistema de Áudio CCDB - o qual descrevi na Nova Eletrônica e montei em 1972.
Sua qualidade até hoje lhe confere elogios de expertos em áudio, músicos, audiófilos e leigos, que afirmam ser o melhor já ouvido por eles; com amodéstia, digo o mesmo.

Não utilizei recursos de estúdios, mesa de som, CCDB 44, músicos, microfones, aparelhos de efeito, teclado, nada mesmo. A gravação fiz com o mouse no computador de produção (1).

Ilustração da bailarina Ky por CCDB, 3DStudio MAX

Tela Cubase 5 para ProustMINHA INTENÇÃO
Ao criar o arranjo de Proust, eu o fiz exatamente como pretendi. Um arranjo meu deve conter a rebeldia, característica de Clausar de Géa e minha também. Daí eu haver seguido meu próprio impulso e não aproveitar qualquer dado existente na partitura completa para Orquestra e Órgão de tubos (da qual tenho cópia).

Assim como quem dança Proust não dá um passo para cada nota de cada instrumento da orquestra ou do órgão, o meu arranjo não inclui todas as notas da partitura original, mas lhe acrescentei algumas outras, de minha própria autoria.

Na partitura: três flautas, um oboé, um corno inglês, dois clarinetes, um clarinete baixo, dois fagotes, um contrafagote, quatro coros, três trompetes, tuba, timbales, órgão, violas, violinos, altos, violoncelos e contrabaixos.

Utilizei apenas quatro pistas no Cubase 5, às quais denominei de: Sininho Giza, Canto Proust, Contracanto Proust e Graves Proust. A pista Sininho Giza compus para atender a ótima sugestão de meu grande amor, Dalgiza, a qual gostaria de ouvir sininhos na composição, que não existem no original de Camile Saint-Saëns nem em orquestração alguma que eu tenha ouvido. Em verdade, os sininhos acabaram sendo todo um bando angelical de sons agudos cristalinos, porém, o som exato de sininho só coloquei em três oportunidades ao longo do arranjo.

REPRODUÇÃO
O meu arranjo para Proust é estereofônico de dois canais e foi composto para ser ouvido em qualquer sistema de áudio; todavia o será em toda a plenitude naquele que possua resposta extensa (em especial nos graves), plana, sem equalização e alta potência, para ouvir-se com volume alto num ambiente amplo e de boa acústica - ou ao ar livre. Não o compus para fones auriculares, mas pode ser ouvido neles.

Para que se ouçam os graves como os pretendi é indispensável que o sistema alcance alto nível de intensidade sonora, onde o ouvido humano tem sensibilidade suficiente para os graves profundos.

Não recomendo utilizar o Winamp para reproduzir, pois mesmo com o máximo volume nesse aplicativo e no mixer do Windows (refiro-me ao Windows 7), o sinal de saída de áudio será fraco. Recomendo ouvir via Windows Media Player do Windows 7, com o volume do mixer do Windows no máximo e ajustar o volume no controle do Windows Media Player - então haverá sinal de saída com boa amplitude e maior qualidade na reprodução.

(1) Meu computador de produção é mero AMD 6200 FX Six-core Processor com placa-mãe nacional, porque faleceu o magno computador i7 presenteado por meu grande amigo Raphael Vilardi.

 

AmbienteAMBIENTE
A sala onde ouço e criei o arranjo para a música do balé Proust (Terceira Sinfonia em Dó Menor, de Camille Saint-Saëns, Primeira Parte) possui seis metros de largura, onze de comprimento e três de altura.
Com certas janelas e portas abertas, o amortecimento e as ressonâncias ficam ótimos, sem tratamento acústico nas paredes, no chão e no teto.

Clique na imagem para vê-la em tamanho grande e alta resolução
Foto por CCDB com câmara Sony DSC-P73 presenteada por Sérgio Dias

Para que os graves sejam perfeitos, o melhor ponto de audição é bem no meio da sala, onde se acha o meu computador de produção (trabalho de costas para o sistema e giro a cadeira quando é preciso ouvir melhor). O sistema de som fica encostado a uma das paredes de seis metros e projeta o som ao longo dos onze metros do recinto. As caixas frontais têm transdutores JBL. As caixas tipo Bose citadas na Nova Eletrônica continuam ativas; idem, o Subwoofer Labiríntico Central CCDB, com um alto-falante Gauss de 18”.

Se você tiver sala semelhante e um bom sistema de áudio, apto a alcançar 20Hz ou ainda mais baixo com resposta plana (no mínimo deve chegar plano aos 40Hz), poderá descobrir o ponto ótimo de audição dos graves, onde as ondas estacionárias (que sempre há em ambientes assim) não cancelarem o som mais profundo.

É muito interessante ouvir como se modifica o som grave conforme o ponto de audição, na sala.

Saiba mais sobre o Sistema de Som CCDB

GRAVAÇÃO PROFISSIONAL
Tudo sobre gravação profissional de áudio (desde os sistemas simples e baratos até os mais complexos e dispendiosos) você pode estudar agora mesmo em CCDB Livros, na obra “CCDB - Gravação Profissional”, nova versão (atualizada em 2010) para leitura on-line, em co-autoria com meu filho Rafael Borges Dias Baptista - RDB.

GÉA
Minha decisão de compor este arranjo para a música do balé Proust se deve a tê-la mencionado na página 806 do Livro Terceiro de Géa, cena em que Gia e Louriage partem com a pequena mas poderosa nau de Sérias, a Blue Chaos, levando do planeta Umalfa a lendária Távola e deixando para trás o herói Umglad, a acenar-lhes e a responder por impulso e sem pensar “- Praesentia!!!” (parte final da saudação dos umalfos, “Sic Praesentia!!!”), quando ouve o sibilar da nave cortando os ares, a subir rumo ao espaço exterior e o planeta Géa.

Convido você a ler Géa inteira e, durante essa passagem, ouvir este arranjo de Proust, enquanto lê!

DEDICATÓRIA
Dedico o arranjo Proust a cada um e a todos os Leitores de Géa, a meu grande amor Dalgiza, a nosso filho querido Rafael, à Deusa Ky (Deusa da Dança, habitante do Extasium (o Olimpo do planeta Géa), a Ky (a maior bailarina do Universo, filha-amante de Clausar) e com devoção a Natalia (Natasha) Makarova, a maior bailarina da Terra - cuja interpretação do balé Proust, num Pas de Deux com Denys Ganio, pode inspirar até um computador a superar uma orquestra.

Dedico também o arranjo de Proust às numerosas personagens bailarinas e bailarinos constantes dos livros de minha autoria, em especial a: Nysio Degan (saudoso parceiro de Ansata no balé chamado “Ky”); Nija (apelido carinhoso do bio-computador Nijinsky); Manitsa (a primeira bailarina a dançar na Terra, em todos os tempos); Iulia e Cleona (bio-computadoras que ganharam de Arqueu o dom da emoção e, do Desrelacionador, a Vida).

Lista de Personagens da obra de CCDB (PDF 640KB)

CCDB 29-12-2012


Muito mais balé você encontra nos livros de minha autoria!

As Danças de Géa


Conheça também e baixe ao seu computador:

    Ky Dança Proust Lembrado - na melhor qualidade de vídeo, Animação de CCDB com Ky, a maior bailarina do Universo!

    Ky dances Proust Remembered - entirely in English, this page presents the link for downloading to your computer the great video animation Ky “dances Proust Remembered” by CCDB with the character of his book “Géa”, the ballerina Ky, dancing with the ghost of Nysio Degan! This is by far the most downloaded video on this site ever! FULL HD 1920x1080!

TEMA DE GÉA - “Tárky fre Géa” - (Música de Sérgio Dias, Letra de CCDB - baixe GRÁTIS em MP3 e em WAV)

TEMA DOS SERES DE LUZ - “Tárky fros Gédos fre Géon” - (Música e Letra de CCDB - baixe GRÁTIS em MP3 e em WAV)

TEMA DOS SERES SAPIENTES - “Tárky fros Gédos Sapiens” - (Letra, Música e Gravação de CCDB - baixe GRÁTIS em WAV e em MP3)

TEMA DOS SERES SUBMÉTRICOS - “Tárky fros Gédos Subtrezêmbicos” - (Música e Gravação de CCDB - baixe GRÁTIS em WAV e em MP3)

TEMA DAS PARTÍCULAS SUBATÔMICAS VIVENTES - “Tárky fros Gédons Gédios” - (Música e Gravação de CCDB - baixe GRÁTIS em WAV e em MP3)

Potencial - (Música de Marconi Ricciardi - baixe GRÁTIS em MP3)

Uma canção para Ars (Letra de CCDB, Música de Bruno Tavares para a obra Géa - baixe GRÁTIS em MP3)

Em Géa (Música de Bruno Tavares para a obra Géa - baixe GRÁTIS em MP3)

Géa (Música de Marcelo Frey para a obra Géa - baixe GRÁTIS em MP3)

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