O SISTEMA DE SOM CCDB E uma Homenagem a Jim Lansing (em 2017) logo após a parte sobre o Sistema de Som CCDB
Nas três fotos acima, vemos a parte frontal do Sistema de Som CCDB durante a ampliação para 5.1. Agradeço profundamente a esse amigo e a Dalgiza por tudo. As caixas frontais esquerda e direita saíram detrás da tela, o que me permitiu eliminar as portinholas que lhes distribuía o som quando se achavam por trás da tela (fotos e filme abaixo, nesta página) e lhes dá maior abertura no campo estereofônico além de livrar os sons médios e agudos de quaisquer obstáculos até os ouvintes. Manufaturei e acrescentei um segundo Subwoofer Labiríntico Central CCDB, desta feita com woofer Selenium WPU1809 de dezoito polegadas para emparceirar-se em simetria com o existente, dotado de um alto-falante Gauss de mesmo diâmetro - ambos os Subwoofers alimentados em paralelo pelo mesmo amplificador CCDB. Com isso os subgraves se estenderam ainda mais abaixo na escala de freqüências e o par de Subwoofers alcança muito bem reproduzir freqüências abaixo de dez Hertz. A superfície ampliada que se forma com as caixas acústicas e a mesa lhes dá diretividade por acoplamento acústico e desacopla-as das paredes, evitando ondas estacionárias e dispensando material absorvente e difusores nas paredes, no que são ajudadas pelas múltiplas reflexões controladas das caixas tipo Bose. No centro, entre os Subwoofers, instalei invertida (de cabeça para baixo) uma caixa ativa Selenium SPM 1503-A, que passa a ser o canal central, em fase com o resto do Sistema. Para não estragar a estética, foi muito fácil inverter a grade que vem com a caixa e o logotipo JBL - Selenium. A inversão dessa caixa me permitiu livrar do obstáculo da tela a sua corneta de médios e agudos, como se vê nas fotografias acima. Duas caixas iguais a essa ficam suspensas no teto, para formarem o par traseiro do 5.1 ou do 7.1. O áudio é fornecido pela placa mãe Asus do computador de trabalho, em 5.1 ou 7.1, por meio de um driver Realtek. - CCDB 20-08-2014 Na mais alta das três imagens logo acima, temos o que cabe na foto, com a perspectiva mais distante do Sistema de Som CCDB visto detrás da caixa traseira direita. A desarrumação da sala deve-se a terem sido tais fotos batidas durante o primeiro teste das caixas traseiras (e portanto do Sistema completo em 5.1). A casa é pobre, mas o essencial - o amor que aqui existe - não poderia ser mais rico. Na imagem seguinte vemos as caixas traseiras na perspectiva mais distante do Sistema de Som CCDB visto detrás da caixa frontal esquerda. Na última das três imagens, Dalgiza (de costas) assiste, no próprio computador de trabalho (sem ainda ligarmos o projetor rumo ao telão), ao filme Avatar. As caixas traseiras são idênticas à caixa central, mencionada no texto mais acima. O resultado do teste foi ótimo, sem falhas, tudo funcionando perfeitamente, após solucionado por mim próprio o problema “de nascença” que as caixas central e traseiras têm, de nem sempre entrarem em atividade, quando são ligadas. Detalhes sobre esse problema (resolvido aqui por mim) publiquei em minha página do Facebook e você pode buscar lá. Transformei o lendário Sistema CCDB em 5.1 para poder compor música e animações de computação gráfica doravante com áudio de seis canais (5.1). Eu pretendia suspender as caixas traseiras por meio de eslingas de cabos de aço, como é costume no trabalho profissional de sonorização, porém, o único fornecedor nas cidades mais próximas de onde resido demorou demasiado para entregar, então resolvi suspendê-las por meio de correntes e parafusos com olhais mandados soldar em um bom serralheiro. Dalgiza, o meu grande amor, trabalhou comigo em tudo e, sem a sua colaboração, eu não teria podido transformar o Sistema em 5.1. Também não poderia, se um grande amigo (que, desta feita não é Raphael Vilardi) não me houvesse presenteado as duas caixas traseiras, o woofer para o segundo Subwoofer Labiríntico Central CCDB e um par de diafragmas de reposição para as cornetas JBL 2420, das caixas frontais esquerda e direita. Esse amigo prefere manter-se anônimo; fica aqui o meu sincero agradecimento e o de Dalgiza pela ajuda, que espero não vir a desmerecer, com as composições e as animações, em 5.1, como por exemplo a Sinfonia em Ky 5.1 e a animação Ansata dança Ky 5.1 que você já pode baixar deste mesmo site! - CCDB18-10-2014
CUBASE 5 em 5.1 Para o visitante que, animado por esta página, esteja configurando o seu Cubase 5 para áudio 5.1, apresento aqui um detalhe importante, caso seu computador de trabalho esteja com o Windows 7 Ultimate e a placa-mãe (ASUS) esteja com suas saídas 5.1 conectada aos amplificadores, sob controle do driver Realtek (o que utilizo é da versão 6.0.16699). Saber isso poderá também ser útil para outras placas-mães e drivers, não só para o Realtek - e talvez para outras versões do Cubase. Se você seguir o manual do Cubase 5 e já houver instalado o driver ASIO4ALL versão 2.12 (a mais recente de hoje), tendo configurado o Device Setup para esse driver (em cujo diálogo você verá OITO HD Audio Outputs), deve configurar as VST Connections - Outputs como indica o texto em vermelho, na ilustração logo abaixo (é assim que o Sistema de Som CCDB funciona agora em 5.1). O que nesse texto vale para o canal monofônico, funcionará para os canais configurados em 5.1 - sem isso, se deixada a configuração tal como fica logo após escolher o driver ASIO no Device Setup, os canais apresentados no Surround Panner, no Mixer e noutras seções da interface do Cubase não coincidirão com as saídas para as caixas de som do sistema 5.1. Esses dados só valem para a monitoração direta a partir do Cubase; para a exportação e a gravação de áudio e vídeo em 5.1 as providências serão mais outras, não apresentadas nesta página.
- CCDB - 18-10-2014 Na imagem abaixo você vê a configuração do Adobe Premiere Pro CS6 que dá certo com a configuração do Cubase e portanto do áudio da Sinfonia em Ky 5.1 e da animação Ansata dança Ky 5.1 - Clique na imagem para vê-la ampliada em alta resolução. Os dados sobre o Cubase em texto vermelho que não se acham completos no canto inferior direito acham-se todos na ilustração acima. - CCDB - 26-10-2014
DAQUI PARA BAIXO, NO TOCANTE AO SISTEMA DE SOM CCDB, O CONTEÚDO É ANTIGO E ESTÁ SUPERADO PELO QUE SE ACHA ACIMA - MANTENHO ESSE CONTEÚDO ANTIGO PARA SERVIR COMO HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE SOM CCDB - MAIS ABAIXO AINDA, HÁ UMA HOMENAGEM RECENTE (2017) MINHA A JIM LANSING, COM FOTOS E TEXTO QUE PUBLIQUEI NO FACEbook. O SISTEMA DE SOM CCDB em 2012 após a reforma das caixas acústicas
CINEMA COM O SISTEMA DE SOM CCDB Assista a este filme para entender melhor como funcionam as portas: sistema_som_ccdb_portas_laterais_e_tela (AVI 12,85MB) O filme foi feito com o áudio da câmara aberto mas sem som no Sistema, que sairia distorcido e comprimido pela câmara. O ruído ao fundo é o do ambiente, extremamente amplificado pela câmara. Na prática, presente em pessoa na sala, não se ouve ruído algum com ou sem o Sistema ligado, pois o local onde resido é muito silencioso. Sugiro desligar o áudio para assistir ao filme. Contemple as fotos abaixo Clique nas imagens para vê-las com máxima resolução AS PORTAS FAZEM OS SONS AGUDOS CIRCUNDAREM A TELA Há algum tempo meu irmão Sérgio Dias me presenteou metade do valor de um projetor Optoma, que me enviou dos EUA, onde reside. Com esse projetor, Dalgiza, Rafael e eu assistimos a filmes aqui em casa - e nada melhor que o Sistema de Som CCDB para reproduzir o áudio! Instalei uma tela de tecido especial, comprado pela Internet, com um mecanismo de toldo comum, para baixar manualmente com manivela - e isso fica bem mais barato do que comprar tudo pronto e permite a tela ampla, com mais de três metros de largura, visível nas fotos acima. Contei sobre a reforma do Sistema de Som CCDB ao meu grande amigo, Professor Júlio Martins, e ele me escreveu esta mensagem, que reproduzo aqui com minha resposta. A pergunta de Júlio e a minha resposta podem esclarecer quem se interesse pelo já lendário Sistema de Som CCDB, que vários especialistas em áudio e músicos há decadas vêm dizendo produzir o melhor som por eles ouvido. A resposta aparece por cima; a pergunta, por baixo, tal como a gente vê no Live Mail. Minha resposta: “Oi, Júlio! *esta mesma página, antes de publicar aqui as fotos e o filme **as caixas traseiras ficariam suspensas no teto, no fundo da sala, eqüidistantes do espectador médio, com relação às caixas do sistema frontal. ***a caixa central teria uma corneta semelhante às das caixas frontais e dois woofers de doze polegadas, seria afixada no teto, por trás do vão que sobra entre o rolo da tela e o teto; essa caixa apontaria para o teto num certo ângulo, ficando com apenas a aresta mais distante apoiada no teto e a outra, mais próxima dos espectadores, distanciada do teto na mesma medida do vão - que aumenta quando a cortina é abaixada porque o rolo esvazia. Colocada nesse ângulo a caixa central, seu som se dirigiria aos espectadores sem obstrução da tela e o teto formaria coa frente da caixa ótimo acoplamento, ampliando a área da boca da corneta, dando-lhe melhor carga e refletindo a imagem acústica dos dois woofers, que trabalhariam como quatro (dois reais e dois virtuais). Como o rolo da tela está mais próximo dos espectadores; visto de lado, o ângulo entre espectadores, caixas frontais e caixa central resulta em distâncias e fase iguais. O som das caixas frontais esquerda e direita é a combinação da saída acústica das caixas “JBL” esquerda e direita com a saída acústica das caixas “Bose” esquerda e direita; a imagem acústica resultante equivale à da colocação das fontes sonoras frontais nos cantos frontais da sala, sem que exista o acoplamento excessivo com a sala nem as ondas estacionárias que essa colocação, se fosse real, acarretaria. Os agudos, além de alcançarem os espectadores por meio da ajuda das portas supracitadas, vêm outrossim das caixas “Bose” e o resultado é agradabilíssimo e extremamente natural em qualquer tipo de programa. Há, portanto duas caixas trabalhando juntas para criar cada “caixa frontal”: uma “JBL” e uma “Bose”. A teoria que explica a qualidade obtida com esse som e a “Alta Criatividade” com que o denomino está exposta em artigos de minha autoria na revista Nova Eletrônica - EDITELE. O Sistema, se ampliado para 5+1 como explico acima, estaria pronto para 7+1, bastando ligar as caixas “Bose” às saídas para caixas laterais, também existentes na placa ASUS supramencionada, sem que fosse necessário acrescentarem-se amplificadores nem caixas extra. Claro que placas específicas para áudio, com recursos semelhantes ou superiores, poderiam ser utilizadas, em lugar das saídas da própria placa-mãe.
OPINIÃO DE MARCOS MEDEIROS VIA FACEBOOK EM 09-06-2015 Cláudio César Dias Baptista Conquanto eu haja cessado de responder nas publicações antigas, pelo motivo exposto em meu comentário logo acima do seu, você merece a exceção, Marcos Medeiros. Muito obrigado pelo que diz, que me anima a prosseguir na luta. Você me autoriza a publicar esse seu comentário? Emoticon grin Marcos Medeiros ... sem dúvida Cláudio César Dias Batista, fico honrado. Certa vez li em algum artigo (já faz um bom tempo), uma referência que faziam entre você e o "Professor Pardal", depois de conhecer de verdade o seu trabalho fico imaginando o quanto se sentiria lisonjeado essa "Ave Gênio" do mundo encantado de Disney. Grandes referências, grandes Gênios... ... outros mundos (vários emoticons inusitados e ótimos) Cláudio César Dias Baptista Muito obrigado pela autorização e pelo que diz sobre o Professor Pardal. As pessoas me perturbavam com essa associação, mas não me sentia ofendido, embora a primeira página com texto, de "Géa", trate justamente de "rótulos" e contenha um pedido meu para que me não rotulem nem à obra. Obrigado pelos belos emoticons! Emoticon grin
HOMENAGEM A JIM LANSING Cópia de minha publicação de 24-08-2017 no FACEbook MEUS COMENTÁRIOS E MINHAS RESPOSTAS AOS COMENTÁRIOS DE AMIGOS NO FACEbook, PUBLICAÇÃO "HOMENAGEM A JIM LANSING" Cláudio César Dias Baptista As caixinhas de som com as cornetas "JBL", na publicação logo acima, são parte normal do aparelho 5.1: não são drivers. As cornetas "JBL" amplificam sem consumo de energia e sem distorções, rumo aos meus ouvidos septuagenários, deitado na cama (de onde bati a segunda foto), a parte estéreo do sistemazinho barato 5.1, revivendo-lhe os agudos e os transientes paupérrimos, fruto do descaso de emissoras ainda mais pobres e insensíveis, a quem pouco se dá quando os espectadores não entendem as palavras esganadas pelos compressores dessas emissoras. Com CDs ou DVDs no sistemazinho 5.1 a coisa é outra: há bons agudos e transientes até sem as cornetas, o que comprova (entre mil outras provas mais importantes) estarem ainda em forma os meus órgãos auditivos e que a culpa do som mudo é SÓ das emissoras de televisão. Para grandes audições (inclusive via televisão), utilizo o Sistema CCDB 5.1 e o "telão", que extraem agudos, brilhos e transientes até de buracos negros... (NOME DE UM QUE COMENTOU) He he he de volta ao futuro com soluções práticas como nos bons tempos do efeito MEL e outras cozitas uso do Audioexpectometro nas caixas e os fantásticos Turbo Compressores ... Abs. (MINHA RESPOSTA) Obrigado, (NOME DE QUEM COMENTOU). Fico feliz em recordar esses tempos e muito mais feliz quando as pessoas atentam ao novo tempo e à produção mais importante: a do escritor, com os livros mais fantásticos ainda, em especial Géa! (NOME DE QUEM COMENTOU) Show! (MINHA RESPOSTA) Obrigado, (NOME DE QUEM COMENTOU)! :D (NOME DE UM QUE COMENTOU) Interessante. Pode ao menos dizer quais drivers e quais cornetas você utilizou? (MINHA RESPOSTA) Se você clicar na foto do televisor com as pequenas caixas cornetadas, verá as especificações de todos os produtos ali presentes, fora o ventilador. Aqui mesmo, nesta publicação, meu primeiro comentário responde a sua pergunta: "As caixinhas de som com as cornetas "JBL", na publicação logo acima, são parte normal do aparelho 5.1: não são drivers." Quanto ao Sistema de Som CCDB, as caixas, as cornetas e todos os transdutores se acham apresentados nesta página de meu site principal: http://www.ccdb.gea.nom.br/sistema_de_som_ccdb_apos... - A partir da página incial do site você alcança todas as respostas que tive, tenho e terei a dar sobre a minha "encarnação passada", no áudio, na manufatura de instrumentos musicais, nos Mutantes e tudo mais. (NOME DE UM QUE COMENTOU) Tudo isso para assistir televisão? Globo etc?? Kkk (MINHA RESPOSTA) Se você pesquisar esta minha página aqui no FACEbook, verá o que penso da Rede Globo, (NOME DE QUEM COMENTOU). Quanto à televisão em si, lembre-se que acessa canais por satélite, além dos canais convencionais e, embora a imensa maioria das transmissões mereça as críticas que eu mesmo fiz nesta publicação e muitas outras, não sou radical e, quando há algo bom, essa mídia pode transmitir e deveras transmite, entre outras coisas, notícias, esporte e conquanto pouca, alguma arte de verdade. O aparelho televisor me atende, no entanto, como um dos monitores do meu Computador de Trabalho, máquina excelente, na qual componho música, sinfonias, animações em computação gráfica e outras coisas, inclusive desenvolvo os meus sites. Além do telão, com projetor Optoma e do Sistema de Som CCDB, o qual você pode conhecer aqui: http://www.ccdb.gea.nom.br/sistema_de_som_ccdb_apos..., o televisor é um dos meios nos quais testo as minhas composições supracitadas, via conexão HDMI, a partir do referido computador. Quanto a ser "tudo isso", o equipamento de televisão é em verdade modestíssimo, como verá pelas especificações que inseri nas fotos. Sobre as cornetinhas "JBL", além da homenagem a Jim Lansing, é óbvio, para gente sincera e esclarecida, que são, também, uma brincadeira inédita para encantar o meu tempo e o de quem me gosta, além da utilidade prática que possuem. Em Géa a biorrelatividade ensina: "existe mais quem se relaciona mais". Menos não é mais do que mais. Mais, sim, é mais! Em meu site escrevi e repito: “Quando mais é composto daqueles menos que são mais, mais é muito mais que menos.” Sobre o custo do que você chama de "tudo isso", é praticamente nada, pois as leituras em CCDB Livros me pagam bastante mais diversões que, inclusive, aproveito para tornar em novos meios de divulgar... as leituras! Por favor, leia os livros de minha autoria e, se gostar, divulgue-os; sim?! Tais livros só se podem ler em CCDB Livros, seção de www.ccdb.gea.nom.br agora com duas interfaces ótimas para leitura a sua escolha! Apenas quinze reais por trinta dias diretos de leitura! Esta página contém vídeos que mostram como se compra tempo de leitura e lê em CCDB Livros em qualquer país do mundo, com seis moedas a sua escolha: http://www.ccdb.gea.nom.br/demo_com_filme_da_compra_de... Na foto sim, algo que se pode chamar de "tudo isso": o Sistema de Som e Imagem CCDB, cuja parte essencial manufaturei em 1972 e vem até hoje funcionando perfeitamente (tido por muita gente como o melhor que já ouviram) sem uma só assistência sequer. ------------------ Caixa Selenium-JBL traseira esquerda do Sistema CCDB 5.1, já comentada em várias publicações minhas. O módico e desequalizado Samsung Home Theater Blu-Ray 3D - Ht-f4505/zd 5.1 Corneta JBL-Selenium Trio HI 14-50 Alumínio Branca Meu idoso televisor 49LF5900 LG 49" - CCDB 25-08-2017 - CCDB 25-07-2012 |