Melhor qualificável de circo, a arena das telárias gigantes é
redonda, descoberta, e constitui-se de alva télia inaderente.
O circo centra dois círculos: o interno; plano, ao rés do chão,
repavimentado de télia pura entre os espetáculos; e o externo;
inclinado qual borda de prato raso, com perfil exponencial. No
círculo interno, a arena, dão-se os confrontos; e no externo,
a platélia, fica o público - lisa, desguarnecida, sem bancos ou
anfractuosidades onde os assistentes possam segurar-se,
mormente quando muitos repulam e propagam o efeito de
cama elástica esportiva. A inclinação da platélia aumenta,
quanto mais abaixa e se acerca do plano das lutas. Quem se
achega abusivamente escorrega e precipita-se na arena; onde,
se restarem lagartos gédios, é abocanhado e engolido inteiro;
ou, se os lampas já procumbiram, permanece com vida, enquanto
não for pateado, enteliado como embaraço inútil ou extinto de
inanição, crestado sob o géon da íria escarlate. Ali, o desventurado
assiste, impotente, perto demais, às maiores pelejas de quantas há
notícia na Kycla. Nenhum espectador arrisca ou interessa-se
em resgatar o pobre infeliz, seja este quem for;
familiar, amigo ou congênere...

A Laranja afasta-se de sobre a arena e flutua junto a uma, de
oito portentosas trônquias petrificadas. Sobranceiros às máximas
sequóias terráqueas, os vegetais primevos altanam-se a duzentos e
vinte trezêmbilhos; nos tetros troncos nus, atam-se-lhes oito pares
de níveos cabos, tensores e sustentadores do perímetro da platélia.
Um télio grosso contorna a trônquia e conforma cada par de cabos
na altura de duzentos trezêmbilhos, onde a espessura do tronco é
de cinco. Esse espaço se conserva entre os dois cabos, é preenchido
por incessível lençol branco de télia sedosa e serve de passarela,
da trônquia à borda da platélia. O público multicolor ingressa no
circo pelo cerne escavado das trônquias, onde há lestos teliobalões
elevadores, ou atraca suas navículas nos cotos dos antigos ramos
empedernidos e destes alcança as passarelas. O último processo é
adotado por Clausar e Gia para entrarem no circo; e o bio fica de
guarda na ritmonave, recreando-se em orçar a extensão
total de fios de télia na estrutura do estádio e
telegravar os eventos em PSID.

A arena plana tem seiscentos trezêmbilhos de diatrezêmbilho;
o anel de platélia fléxil soma duzentos ao raio, eleva o corte
axial do circo a um quilotrezêmbilho; e há mais duzentos
trezêmbilhos de cada passarela, da borda da platélia à trônquia.
A diagonal maior do octógono, à base das trônquias lapídeas,
atinge mil e quatrocentos trezêmbilhos! Um colosso, digno
das dimensões dos gladiadores de sua arena! Devido ao perfil
exponencial da beira do prato, do qual é um prolongamento,
cada passarela é quase horizontal e desce dos duzentos
trezêmbilhos, no ponto de fixação à trônquia, a cento
e cinqüenta, onde atinge, estica e sustenta
elevada a borda da platélia.

A caminhada pela passarela é impressionante! Não há anteparo
ou mainéis; caso não voe, porte flutuador ou pára-quedas, quem
vacila cai, morre e é sugado pelos minazes filhotes teláricos,
funâmbulos apartados dos espaços normais do público pelas mães.
Quem se aventura a não observar a senda, relativamente estreita,
divisa, entre os oito mastros de vinte trezêmbilhos formados pelos
ápices das trônquias de pedra, o horizonte alaranjado, onde bons
írios, ocelos ou olhos abrangem a silhueta do castelo, a torre pétrea
do posto mudador de monoceros e o monumental quadrigódromo.
A meia distância, qualquer um, até o míope sem fótulos, distingue
o magno volume da Casa de Autoég e as incontáveis ruínas
poentas de prístinas eras, entremeadas de construções com
todos os estilos da Kycla e dalém, na maioria edificadas por
empresas comerciais astrometecas. Cortada pela estrada da
arena; mais perto, há a alta mata cerrada, onde os lampas
campeiam e matam a fome com miúça e inadimplentes,
retirados dos porões do circo e fornecidos pelos lampardos.
Na mata, os fósseis gédios são capturados, sonolentos e
fartos, para findarem na arena, já famintos, ante a
platéia feroz, em cuja fímbria acaba a perigosa
jornada pelo caminho da passarela.

............

Sobre fendas ou fissuras no continuum, velocidade igual ou superior à do géon (luz), Newton e Einstein.

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Detalhes sobre os novos semblantes de Rá, de Talia e de Ky,
criados para Geínha, com informações sobre como os produzi,
você verá nas ilustrações do Livro Nono de Geínha e nas páginas:

Novo Rá

Nova Talia

Novíssima Talia

Talia expressiva

Ky: amo perdidamente minhas personagens


Opinião do cineasta hollywoodiano Jeff McCarty sobre as minhas ilustrações em geral

Opinião do cineasta Jeff McCarty sobre a página "Ky: amo perdidamente minhas personagens"

Opinião do cineasta Jeff McCarty sobre as ilustrações do Livro Onze de Geínha

Opinião de Sergio Sacco sobre as ilustrações de Géa e Geínha com resposta minha esclarecedora sobre tais ilustrações

Nota de CCDB: ver qualificações de Sergio Sacco na página "Melhor que o resto do site?"

Opinião de Rossano Vicêncio (Galáctico da Luz) sobre as ilustrações de Geínha com resposta minha esclarecedora sobre tais ilustrações

Opinião de Idavan Ricciardi sobre minhas ilustrações e sugestão sua sobre publicação de meus livros em quadrinhos

Nota de CCDB: Idavan Ricciardi é Coronel Médico da Aeronáutica R/R e, na vida civil, médico com título de especialista em ginecologia e obstetrícia pela Associação Médica Brasileira, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e diplomado pela ESG (Escola Superior de Guerra) no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia.

Opinião de Júlio C. Martins sobre as minhas ilustrações

Nota de CCDB: Júlio C. Martins é Professor da UFES (no curso de Comunicação Social) de Produção de áudio e pesquisador em comunicação e semiótica na linha acústica e percepção sonora. Mestrado em comunicação e semiótica na PUC/SP

Opinião do Professor Alysson Junior (Cowboy Alysson Jr.)

 


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