Esta é a primeira ilustração do Livro Décimo de Geínha.

Vemos, à esquerda, a deusa Ceres, portando os seus símbolos
(as espigas e a tocha); e, à direita, sua filha Perséfone,
esposa de Plutão, deus dos Infernos, que a raptou.

Os fissureiros ficam muito orgulhosos, quando uma
das deusas os chama de "meus heróis"...

Saiba qual delas disse isso, e descubra muito mais, lendo Geínha!

Nota propositadamente complicada (...): no texto de Geínha
explico a diferença entre os nomes dos deuses gregos e romanos,
as assimilações, as origens e os característicos de uns e de outros,
mesmo quando dois deles se acabam confundindo num só. Depois
de os apresentar corretamente, passo adrede a utilizar ora o nome
grego, ora o romano ao citar certo deus ou deusa, tanto porque
desejo com isso despertar a atenção e agilizar a familiaridade do
Leitor, da Leitora, quanto por causa do som. Por exemplo: vezes
trato o casal de deuses dos Infernos como "Plutão e Perséfone",
empregando o nome romano e o grego respectivamente, porque,
conforme o andamento da história, prefiro o som do nome "Plutão"
ao som do nome "Hades" ou prefiro o som do nome "Perséfone" ao
som do nome "Prosérpina". No caso desse casal, quando inverto
os nomes para "Hades (nome grego) e Prosérpina (nome romano)"
faço-o também para destacar a "idade" do primeiro e a "juventude"
da segunda... "Hades e Prosérpina" soa como "fera e bela", "velho
e moça" - associação aliás contra a qual nada tenho e, muito pelo
contrário, assaz aprovo, igual aplaudo a ligação amorosa do autor
(Clausar) com a obra (sua filha Ky). Porém, em boa parte do texto
de Geínha prefiro usar o nome "Plutão" em vez de "Hades", para
não causar confusão deste último, o deus, com os Infernos, também
chamados de "Hades". Na ilustração acima, "Ceres" é nome romano e
"Perséfone" é nome grego, isso porque me soam melhor e dão á mãe
certa juventude, mas à filha certa antiguidade - uma brincadeira
minha com as dissímeis personalidades e histórias de ambas, mas
principalmente com o tempo e as estações do ano, bem como
com o ciclo de nascimento, morte e renascimento dos seres, a
tais deusas associado. Se eu utilizasse os nomes gregos de ambas,
deveria escrever "Deméter e Perséfone"; se os romanos, "Ceres e
Prosérpina". Enfim, eis, para os deuses mencionados nesta página,
os nomes gregos: Hades, Perséfone e Deméter; e aqui estão os
respectivos nomes romanos: Plutão, Prosérpina e Ceres.

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Saiba tudo sobre os protagonistas de Geínha

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Opinião do cineasta hollywoodiano Jeff McCarty sobre as minhas ilustrações em geral

Opinião do cineasta Jeff McCarty sobre a página "Ky: amo perdidamente minhas personagens"

Opinião do cineasta Jeff McCarty sobre as ilustrações do Livro Onze de Geínha

Opinião de Sergio Sacco sobre as ilustrações de Géa e Geínha com resposta minha esclarecedora sobre tais ilustrações

Nota de CCDB: ver qualificações de Sergio Sacco na página "Melhor que o resto do site?"

Opinião de Rossano Vicêncio (Galáctico da Luz) sobre as ilustrações de Geínha com resposta minha esclarecedora sobre tais ilustrações

Opinião de Idavan Ricciardi sobre minhas ilustrações e sugestão sua sobre publicação de meus livros em quadrinhos

Nota de CCDB: Idavan Ricciardi é Coronel Médico da Aeronáutica R/R e, na vida civil, médico com título de especialista em ginecologia e obstetrícia pela Associação Médica Brasileira, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e diplomado pela ESG (Escola Superior de Guerra) no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia.

Opinião de Júlio C. Martins sobre as minhas ilustrações

Nota de CCDB: Júlio C. Martins é Professor da UFES (no curso de Comunicação Social) de Produção de áudio e pesquisador em comunicação e semiótica na linha acústica e percepção sonora. Mestrado em comunicação e semiótica na PUC/SP

Opinião do Professor Alysson Junior (Cowboy Alysson Jr.)

 


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